facebook

A lenda do Boitatá

Ainda sobre a semana do Folclore no Colégio Jatobá, os alunos do ensino fundamental aprenderam um pouco mais a fundo sobre a lenda do Boitatá, que durante as atividades, foi a que mais chamou atenção de todos.

Para quem não conhece, a lenda do Boitatá conta a história de uma noite tão longa, mas tão longa, que parecia que nunca mais haveria luz do dia. A noite era escura, sem estrelas, sem vento e bastante silenciosa. As pessoas dentro de casa passavam fome e frio, pois não havia como caçar na escuridão ou mesmo cortar lenha para aquecer-se nos braseiros.

Os dias passaram e a escuridão não cessava, a chuva chegou de uma forma tão brusca que inundou tudo e matou inúmeros animais. Uma cobra que vivia em repouso em um tronco despertou com fome e comeu os olhos dos animais que já haviam morrido, olhos que brilhavam nas águas.

Diz a lenda que de tantos olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou brilhante como fogo e transparente, transformando-se num monstro enorme, o Boitatá. Monstro que assusta as pessoas quando elas entram na mata durante à noite, protegendo-a contra incêndios.

Nem precisamos dizer que os alunos ficaram de olhinhos bem abertos prestando atenção em cada palavrinha ao contarmos a história do Boitatá, não é? Fizemos cartazes, origamis e desenhos sobre essa lenda tão cheia de mistério.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.