facebook

A Importância da Cultura Folclórica na Formação das Crianças

Rico. Significativo. Variado. Assim é classificado o folclore brasileiro e devido a essas três e muitas outras características é possível usá-lo para dar continuidade a história das nações. No post dessa semana do blog do Colégio Jatobá abordaremos a importância da cultura folclórica na formação das crianças.

Por meio do estudo do folclore, as crianças têm contato direto com a história não só do seu povo e da sua terra como também obtém conhecimento sobre a sua própria história, pois o folclore permite que os meninos e as meninas reconheçam não só a historicidade como também sua humanidade.

Em tempos de globalização e muitos outros avanços tecnológicos que marcam o século XXI, o ensino da cultura popular brasileira tem sido deixado de lado, porém é fundamental que ela não seja esquecida, mas sim, ensinada!

Nos colégios, o folclore deve ser abordado em sala de aula por meio de brincadeiras, músicas e também lendas, pois assim a nossa tradição e também os costumes serão transmitidos as gerações mais novas.

Comumente, o ensino do folclore é mais focado nos meses de junho por conta das “festas juninas”, as crianças aprendem por meio de brincadeiras antigas, onde elas precisam mexer o corpo e ficarem livres dos brinquedos tecnológicos. Sem falar das músicas, das lendas e das históricas!

Quem não gosta de adivinhar? Por meio das charadas, os alunos são motivados a desenvolver o raciocínio lógico e a agilidade mental que são requisitos fundamentais em nossos dias.

É claro que além de ensinar, por meio da cultura folclórica os estudantes poderão fazer reflexões sociais e entenderão a importância da riqueza e da cultura que é tão diferente de norte a sul do Brasil.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.