facebook

A Alfabetização na Educação Infantil

Existe uma polêmica a respeito da alfabetização na educação infantil, porém estudiosos afirmam que não há uma idade certa para que uma criança aprenda a ler e a escrever.

Segundo a pedagoga Denise Tinoco, especialista também em Educação Infantil e Psicopedagogia, o processo de alfabetização não tem início quando a criança faz seis anos e sim quando ela começa a ler o mundo e é, por isso, que essa etapa precisa contar com os esforços não só dos professores como também dos pais.

Nesse post do Colégio Jatobá daremos algumas dicas para ajudar os pais a se envolverem e darem a sua contribuição no processo de alfabetização dos seus filhos.

Tanto em casa quanto na educação infantil, as crianças devem ter contato com o mundo escrito, porém de maneira lúdica para que elas vejam as letras e as palavras e se divirtam com isso.

A leitura de histórias, os jogos e as atitudes lúdicas contribuem para que as aprendem a reconhecer as letras e com o passar do tempo será fácil para que elas façam a união e a partir disso, formem as palavras.
É fato que cada criança tem a sua forma e seu tempo para aprender e de nada adianta aprender a ler ou escrever de uma maneira mecânica, pois isso não assegura que o menino ou a menina conseguirá interagir e entender as diversas modalidades de textos que estão presentes na sociedade.

Aqueles que estão na escola precisam não só terem a capacidade de entender os significados como também precisam saber como usar as palavras em diferentes situações.
Os pais devem despertar nos filhos o interesse pela leitura e pela escrita e para fazer isso eles devem criar um ambiente onde os pequenos tenham acesso direto a diferentes livros, jogos, quadros, imagens, obras de arte, tudo voltado para que a criança consiga ter um bom processo de alfabetização.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.