facebook

Benefícios da escrita para o desenvolvimento infantil

Dia após dia surgem novos computadores, celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos e mesmo contando com diferentes tecnologias, pois chegaram ao mercado há pouco tempo, as crianças já fazem uso desses recursos com extrema facilidade.

Os pequenos aprendem a digitar muito cedo e em alguns casos, até comuns, eles desenvolvem essa habilidade antes mesmo de começar a frequentar as aulas.

Porém, a pergunta que fica é: até que ponto substituir a escrita pela digitação é benéfica?  Em homenagem ao dia do escritor, comemorado no dia 25 de julho, no post de hoje do blog do Colégio Jatobá você confere quais são os benefícios da escrita para o desenvolvimento infantil.

Conforme a neurocientista cognitiva Karin James explicou em uma publicação da BBC Brasil, a substituição da escrita tradicional com lápis e papel pelos teclados e telas sensíveis ao toque tendem a prejudicar o desenvolvimento das crianças, isso porque a escrita tradicional é imprescindível para o desenvolvimento do cérebro infantil.

Ainda em seu estudo, a profissional identificou que apesar dos pequenos ainda não serem alfabetizados, eles já são capazes de identificar as letras, mas não sabem como juntá-las para formar uma palavra. Além disso, segundo a pesquisadora, o desenvolvimento de habilidades motoras é fundamental para diversas áreas do desenvolvimento cognitivo.

É fato que a cultura atual está recheada de sms, e-mails e mensagens no Whatsapp. Contudo, ainda hoje é fundamental dominar a escrita manual, pois ela faz parte da formação pessoal de cada indivíduo.

Além de ativar a ligação direta com o cérebro que dará resposta as ações motoras quando a mão sente o lápis e o papel, a criança, por meio da visão, é capaz de reconhecer a letra ou palavra que foi escrita.

Músculos e articulações ligados a caligrafia servem para apontar os estados nervosos da criança e não apenas isso, pois por meio da caligrafia é possível diferenciar uma pessoa da outra, identificar sua personalidade, concentração e o estado emocional. Sem falar na memória e na criatividade que estão intimamente ligadas ao ato de escrever.

Por isso, incentive o seu filho a escrever mais… histórias, cartas, etc, não importa o que, o que importa é treinar.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.