facebook

A importância dos jogos infantis no processo de desenvolvimento da criança

O ato de brincar ajuda no processo de socialização de uma criança, faz despertar o gosto pela vida, a ensina a desenvolver atividades coletivas, trabalhar em equipe e enfrentar desafios que possam surgir.  Além disso, estimula o bom desenvolvimento de habilidades, a criatividade, a imaginação e a adquirir novos conhecimentos.

Os jogos nada mais são do que ferramentas que contribuem na formação afetiva, cognitiva, social e corporal de uma criança, assim, a ensina a interagir com o próximo, desenvolver a inteligência logica, cooperar, criar e respeitar regras. Hoje em dia existem inúmeros jogos que podem ser feitos na escola ou em casa, nós do Colégio Jatobá separamos alguns, mas, vale lembrar que o mais importante é ajudar no desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. Conheça alguns:

Jogos de exercício: é quando existe a repetições de gestos e movimentos simples, como correr, pular, dar voltar, sacudir os braços, as pernas, enfim, um modo que a criança tem de se exercitar.

Jogos que necessitam do pensamento: nesses jogos, a criança precisa saber o motivo de tudo e fala para si mesma a fim de memorizar.

Jogos simbólicos: é o momento em que a criança usa sua imaginação para fugir da realidade e fingir ser o que quiser, como uma princesa, um super-herói etc.

Esses são só alguns exemplos, mas existem mais uma infinidade de opções. Que tal você arrumar um tempinho agora mesmo para brincar com o seu filho? Assim, você poderá observar sua concepção de mundo e compreende-lo melhor.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.