facebook

Como brincar com os livros e incentivar a leitura das crianças

Por isso, neste post do Colégio Jatobá, daremos algumas dicas aos pais para que eles incentivam seus pequenos.

A partir dos seis anos de idade, as crianças começam a aprender a ler. Contudo, não é preciso esperar que eles atinjam essa idade para inseri-los no mundo dos livros, porque como a criança imita o que os pais fazem, logo eles terão o hábito de ler se virem os pais lendo.

É importante mostrar para os filhos que a leitura é algo prazeroso e também divertido e por isso, a criança não deve associar esse hábito a uma punição, pois assim ela jamais terá prazer ao ler.

Para que os livros sejam atraentes, os pais devem ler para eles! É claro que há diferentes maneiras, porém, a forma lúdica é a mais eficaz. Por esse motivo, quem está lendo deve usar e abusar de fantasias, fantoches, instrumentos musicais (caso saiba tocar um), encenações teatrais e outras, pois assim a criança se sentirá estimulada e terá prazer!

O indicado ainda é escolher um livro que seja próprio para a faixa etária do seu filho e que tenha um tema que ele goste, sabe por que? Pois assim, ele procurará o conhecimento e terá maior autonomia na busca por outras obras.

Os livros devem ter muitas ilustrações e imagens, porque assim como os adultos, os pequenos também adoram imaginar o que deveria estar escrito, por isso, peça para que a criança conte a cena como ela imagina que está acontecendo. Isso é fundamental, pois a leitura terá vida e seu filho desenvolverá a imaginação.

Os pais que querem incentivar a leitura precisam deixar os livros acessíveis aos filhos, nada de deixá-los organizados em prateleiras, pois a criança não conseguirá pegar. Opte pelo carrinho ou baú da leitura.

Siga esses passos e ajude ainda mais a tornar o seu filho uma pessoa culta, que conhece e sabe interpretar o mundo ao seu redor de diversas maneiras.
Boa leitura!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.