facebook

Diálogo entre pais e filhos: essencial

Claro que todos nós sabemos que hoje em dia não tem sido nada fácil criar nossos filhos, principalmente, devido à falta de diálogo entre eles. Sabendo disso, nesse post do Colégio Jatobá daremos algumas dicas para os pais a fim de ajudá-los a não só entender a importância do diálogo, mas também a desenvolver esse hábito com os seus filhos.

A idade e também a estrutura familiar são dois fatores que impactam diretamente no relacionamento familiar, por isso quanto mais os pais e os filhos conversarem e interagirem melhor será o relacionamento entre eles mesmo diante de situações mais difíceis, principalmente durante a adolescência.

A Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa e descobriu que as crianças que tem durante o dia algum momento de interação com os pais, seja ele durante a refeição ou em qualquer outro horário, diminuem em 80% suas chances de envolvimento com drogas, álcool, prostituição, atos de violência e agressão.

Muitos pais acreditam que o diálogo na verdade deve ser um monólogo e essa é uma ideia equivocada! É preciso que durante esse bate papo haja interação, os pais devem ouvir os seus filhos, assim como os filhos devem ouvir os pais. As queixas e os questionamentos dos seus filhos devem ser ouvidas com atenção e se for possível, devem ser resolvidas.

Na maioria das vezes, a vida corrida impede que os pais passem tempo com os esses filhos, mas é preciso lembrar que a criança precisa da presença dos dois, por isso, é preciso deixar de lado os afazeres a fim de passar um tempo de qualidade com o seu bem mais preciso que é a sua família.

Lembre-se ainda que o exemplo vale muito mais do que as palavras! Por isso, além de estar atento as necessidades deles e se mostrar disponível, faz-se necessário cumprir o que é prometido a criança e se não for possível dar o que ele espera (é aqui não falamos apenas de presentes), sente e tenha uma conversa franca sendo verdadeiro, independentemente da situação.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.