facebook

Equilíbrio da tecnologia x crianças

Por isso, neste post do blog do Colégio Jatobá, mostraremos alguns sinais que devem ser avaliados para saber se as crianças estão usando de maneira excessiva os recursos tecnológicos.

É fato que não há como tirar os dispositivos digitais da rotina das crianças, afinal tv, videogame, smartphone, tablet, notebook estão presentes na vida dos meninos e das meninas e não há como mudar isso.

Porém, esses itens têm mudado os tipos de brincadeiras e essas alterações nem sempre são benéficas. Psicólogos afirmam que esses dispositivos eletrônicos são importantes para complementar a educação, mas, não devem ser a educação propriamente dita.
A recomendação aos pais é que eles permitam o uso de smartphones, tablets, televisão, entretanto, esse uso deve ser regrado e complementado com brincadeiras que exigem que a criança pense e desenvolva o raciocínio e também o corpo para que o filho alcance um desenvolvimento completo.

Os ortopedistas também explicam que o uso excessivo desses recursos tecnológicos faz com que as crianças não desenvolvam suas habilidades neuromotoras que são: força, percepção espacial, noção do tempo, agilidade, velocidade e outros.

Os pais que tem dúvidas quanto ao uso excessivo da tecnologia pelos seus filhos devem ficar atentos a: dificuldade em interagir, permanecer sempre isolado, não querer provar novas propostas de aprendizado e a recusa a participar de atividades sociais.

Esse comportamento traz não só problemas comportamentais como também físicos. Seu filho apresentará uma postura diferente, porque seus ombros estarão sempre para frente, a coluna curvada, dificuldade na realização de tarefas simples do cotidiano e até mesmo falta de fôlego.

Diante do quadro, encontre o quanto antes um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a realização de outras atividades. Estabeleça limites e horários e realize um monitoramento constante. Lembre a criança que todas essas atitudes estão sendo tomadas para o próprio bem dela.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.