facebook

Violência: Como tratar do assunto com crianças?

Por conta da crise econômica que insiste em não deixar o nosso país, os índices de criminalidade aumentaram consideravelmente. Devido a isso, os pais não devem deixar os filhos assistirem os telejornais sozinhos.

É preciso sentar com eles e assistir a todo o noticiário. Assim, durante esse período, os pais tiram todas as dúvidas da criança sobre o assunto e evitam que ele busque sanar seus questionamentos com os amigos na escola que tem a mesma faixa etária que eles.

Além disso, a criança deve saber diferenciar o que é direito e o que é dever. Ele deve ser ensinado a agir dentro das leis e a tratar com respeito todas as pessoas, independentemente de classe social.

Outra forma de explicar a violência é levando o pequeno para conhecer creches e escolas em bairros menos favorecidos. Com isso, a criança irá descobrir que muitas pessoas vivem em uma realidade completamente diferente. Passam por dificuldades, perigos e não tem acesso a saúde e segurança.

Dessa forma, ele entenderá a diferença entre as realidades e os pais ensinarão que se todas as pessoas tivessem as mesmas condições, os índices de criminalidade, com certeza, seriam bem menores.

A criança também deve saber desde cedo que colar na prova, mentir e roubar, independentemente da sua faixa etária, sempre será errado e que os bandidos são presos, porque tomaram atitudes erradas.

Em tempos em que a corrupção assola o Brasil, essa é mais uma oportunidade para sentar com os seus filhos e explicar que os índices de violência aumentam, mas que todos nós podemos fazer nossa parte para melhorar a situação do nosso país.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.