facebook

Educação é a melhor forma de lidar com trabalho infantil

12 de junho é comemorado o dia dos namorados. Mas, nesse mesmo dia também é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, por isso, no post de hoje do blog do Colégio Jatobá, você confere a importância da educação para combater esse problema mundial.

Certamente, a grande maioria das pessoas não sabe a importância dessa data e o quanto o Brasil já avançou. Nosso país tem uma legislação classificada como adiantada em relação a temática, principalmente pelo fato da Constituição Federal, que foi escrita em 1988, proibir o trabalho infantil.

O Brasil também assinou a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho, nela consta que todos os países signatários devem ser capazes de banir as formas de trabalho como o tráfico de crianças, a prostituição, o recrutamento para atividades ilícitas e a aplicação do texto se dá para qualquer pessoa que tenha menos de 18 anos.

Segundo informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de crianças matriculadas em escolas de ensino fundamental ao redor do país tem aumentado e a quantidade daquelas que estudam e trabalham está diminuindo. Em 2015 o Brasil tinha em média 3 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho ilegal ou irregular, entre elas cerca 80 mil entre 5 e 9 anos de idade.

O trabalho infantil desconstrói o processo de crescimento natural do desenvolvimento, barrando a evolução das crianças que muitas vezes acabam se marginalizando. É importante ressaltar que mais de 50% dos presidiários não completaram os estudos e muitos começaram a trabalhar quando eram crianças.

É inegável, mesmo tendo melhorado o acesso as escolas de ensino fundamental do Brasil, as crianças que precisam trabalhar não conseguem estudar e isso impede uma transformação no seu contexto de vida.

Para mudar a situação das crianças de todo o país é fundamental que sejam colocadas em prática políticas públicas que funcionem, como por exemplo, a disponibilidade de vagas nas escolas de ensino fundamental.

Escolas e educadores são fundamentais no combate ao trabalho infantil. O Colégio Jatobá, juntamente com todo o seu time de colaboradores, apoiam essa causa. Junte-se a nós. Todos juntos contra o Trabalho Infantil!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.