facebook

Atenção papais e mamães, hora do desfralde!

“Começar o desfralde antes da hora, dar bronca pelos escapes e deixar a tarefa somente a cargo da escola são atitudes equivocadas que podem trazer prejuízos para as crianças.”

Retirar a fralda das crianças é um processo que exige muita paciência dos pais. Algumas levam poucas semanas para aprender a usar o banheiro, enquanto outras podem demorar até seis meses e demandar atenção maior. “O desfralde não é meramente um treinamento mecânico, pois envolve a parte psicológica da criança”.

Esta é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento, pois mostra que a criança está se abrindo para o social. Nesse período, que ocorre por volta dos dois anos de idade, uma das tarefas mais difíceis para os pais é perceber se está realmente na hora começar a tirar a fralda. “Os pais devem avaliar a maturidade psicológica da criança”.

Como começar?

Depois de identificar a hora certa de retirar a fralda, muitos pais cometem erros que podem prejudicar o avanço do processo.

Para não atrasar o desfralde nem inviabilizar todo o trabalho, o ideal é começar o procedimento quando os pais estiverem mais tranquilos e com tempo para dedicar a isso. Ao retirar a fralda, comece explicando à criança que ela precisa pedir para fazer xixi ou coco toda vez que estiver com vontade. Durante o treinamento, pergunte se ela quer ir ao banheiro pelo menos a cada duas horas. Utilize itens como penicos ou redutores de vaso sanitário, para facilitar a evacuação.

Veja os principais erros que os pais cometem ao desfraldar os filhos e tente evitá-los:

  • Começar antes da hora
  • Expor a criança em lugares públicos
  • Delegar a tarefa unicamente para a escola
  • Pressionar a criança para ser rápida
  • Não providenciar os itens de apoio
  • Esperar a criança pedir para ir ao banheiro
  • Dar bronca se a criança não consegue se segurar
  • Fazer cara de nojo quando acontecer um escape
  • Colocar roupas difíceis de tirar
  • Escolher um momento de estresse para tirar a fralda

O Colégio Jatobá promove atividades que incentivem as crianças a deixarem as fraldas. O “Dia do Desfralde” como chamamos, é um dia que começamos a ensinar às crianças a importância de deixar as fraldas de lado e mostramos que não usar fralda as torna mocinhos e mocinhas.

Para isso, é feito um painel onde colocamos os nomes dos alunos que deixaram as fraldas e o nome dos alunos que ainda continuam usando-as. Assim as crianças inspiram-se uma nas outras e se esforçam para deixar as mamães e as professores orgulhosas.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.