facebook

Roda de Leitura

Aqui no Blog do Colégio Jatobá, já falamos inúmeras vezes da importância da leitura no aprendizado infantil. Atualmente, vivemos em um século totalmente tecnológico, rodeado de ferramentas eletrônicas e digitais, entretanto, a oralidade continua sendo o maior meio de comunicação, por isso, resgatamos alguns valores antigos como a roda de leitura, a fim de aprimorar a comunicação oral e escrita de nossos alunos.

Nas últimas semanas de aula do semestre passado, pedimos aos alunos que lessem durante as férias o livro “Eu sou Malala” para que pudéssemos debatê-lo no início do semestre seguinte. Para quem não conhece, o livro conta a história de Malala Yousafzai, uma garota paquistanesa que luta pelo direito à educação, liberdade de se manifestar e ser um indivíduo.

Os alunos adoraram o livro e nos contaram que serviu como um grande exemplo e uma verdadeira lição de vida. Durante a leitura, a criança pode estimular o pensamento independente, o raciocínio lógico, a criatividade, etc. Por isso, sempre procuramos alternativas para que a motivação de aprender cresça cada dia mais.

Além disso, com a leitura desse livro em especial, os alunos puderam entender quão triste é a realidade de milhões de crianças ao redor do mundo, o que os faz amadurecer, compreender o mundo afora, e dar valor as pequenas coisas que os fazem felizes.

Vale ressaltar também que esse tipo de atividade ajuda a entender o que acontece com os alunos no campo pessoal, afinal, muitas vezes durante as histórias e conversas eles expõem seus medos, anseios, etc. Isso facilita muito o aprendizado, uma vez que podemos levar o conteúdo até o cotidiano do aluno, promovendo a cultura e a informação educacional por meio da leitura, contribuindo dessa forma em grande proporção para o seu crescimento e bem-estar.

Incentive o seu filho a ler, esse é um dos maiores bens que você pode dar à ele. A leitura o acompanhará pelo resto da vida, quanto melhor for sua comunicação, melhor será o seu progresso pessoal, social e profissional.

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Colégio Jatobá ©  1996 - 2018. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Agência Mazag.